Mulpha

Minas Gerais, quem te conhece não esquece mais!

MINAS GERAIS

 

O desbravamento na região que hoje compreende o estado de Minas Gerais se iniciou no século XVI, por meio do trabalho dos bandeirantes, em busca de ouro e pedras preciosas. Em 1709, foi criada a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que, em 1720, foi desmembrada em São Paulo e Minas Gerais.

No início do século XVIII, a região tornou-se um importante centro econômico da colônia, com rápido povoamento. No entanto, a produção de ouro começou a cair por volta de 1750, levando a Metrópole – Portugal – a criar formas cada vez mais rígidas de arrecadação de impostos, o que resultou no mais conhecido movimento político e histórico de Minas Gerais – A Inconfidência Mineira.

A absoluta influência da mineração na economia do estado inibiu, de certa forma, o desenvolvimento de outras atividades econômicas de exportação. Por muitos anos, apesar dos avanços advindos da produção de açúcar, fumo e algodão, Minas Gerais continuou baseando sua economia nas grandes fazendas. O lento avanço da economia de Minas, como o de toda colônia, foi acelerado com o advento da produção e exportação de café.

A introdução da cafeicultura em Minas Gerais ocorreu no início do século XIX e logo se transformou na principal atividade da província e no agente indutor do povoamento e desenvolvimento da infraestrutura de transportes. A prosperidade trazida pelo café ensejou um primeiro surto de industrialização, reforçado, mais tarde, pela política protecionista implementada pelo Governo Federal após a Proclamação da República.

O predomínio da cafeicultura se alterou, gradualmente, a partir da década de 1930, com a afirmação da natural tendência do Estado para a produção siderúrgica e com o crescente aproveitamento dos recursos minerais. Ainda na década de 1950, no processo de substituição de importações, a indústria ampliou consideravelmente sua participação na economia brasileira.

 

 

BANDEIRA DO ESTADO DE MINAS

 

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

Serra do Caparaó

Situada na divisa de Minas com o Espírito Santo, a Serra do Caparaó é um destino turístico muito solicitado por viajantes de todo o Brasil, principalmente pelos amantes do montanhismo, pois é no Parque Nacional do Caparaó que se localiza o Pico da Bandeira, o mais alto do Brasil com 2892 metros de altitude.

Caso o viajante opte por diversão sem a exigência de esforços físicos, há possibilidade de fazer trilhas pequenas, tomar banhos de cachoeira ou curtir as piscinas naturais do parque. Tranquilidade, comodidade e aventura caminham lado a lado nesse paraíso verde.

Serra da Piedade

A Serra da Piedade fica no município de Caeté, que pertence à microrregião de Belo Horizonte (1h de distância). Sabe aquele lugar calmo perfeito para irrecusáveis momentos de descanso? Aqui está. Além de apreciar a belíssima igreja de Nossa Senhora da Piedade, você poderá tirar muitas fotos  a vista é linda  e até provar os deliciosos doces que são vendidos em restaurantes próximos.

 

Um conselho: essa área serrana tem 1746 metros de altitude , ou seja, então faz frio e venta bastante, por isso não se esqueça de levar roupas de frio e cachecol.

Ouro Preto

Nenhuma outra cidade de Minas Gerais tem oferta tão grande de belas igrejas abertas à visitação quanto Ouro Preto.

E elas não são importantes apenas pela questão religiosa, muitas igrejas de Ouro Preto são verdadeiras obras de arte e exemplares magníficos da arquitetura colonial. Percorrê-las é um presente para os olhos.

CULINÁRIA

Frango com quiabo

Um clássico mineiro! É um ensopado de frango caipira com o quiabo, tão rejeitado por tanta gente. Faz muito sucesso em restaurantes de todo o estado. Muita gente faz com frango industrializado, mas dizem que isso tira a essência e o sabor da receita original. Como o quiabo é de origem africana, acredita-se que tenha sido trazido ao Brasil pelos escravos e que a mistura com o frango se deu porque eram os ingredientes que se tinha à mão no século XIX

Feijão tropeiro

Outra herança do período colonial, o prato surgiu com os tropeiros, que misturavam farinha, carne e ovos ao feijão, para comerem em suas longas viagens. É super, comum em Minas e facilmente encontrado em restaurantes.

 

 Bambá de couve

É um caldo à base de fubá e tem origem em Ouro Preto, nos tempos da escravidão dizem que os escravos aproveitavam o mingau de fubá que sobrava da Casa Grande e incrementavam com as partes de carne que lhes eram dadas, geralmente, pé e orelha, e com a couve, que era rasgada. Essa, aliás, é uma forma de identificar o legítimo bambá: a couve deve ser rasgada, e não picada. Hoje é bem comum utilizar linguiça como ingrediente. Ainda é bem tradicional em Ouro Preto.

 

 

CURIOSIDADES SOBRE MINAS GERAIS

 

A 3ª maior cachoeira do Brasil está em Minas

Com 273 m de queda, a Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, é considerada uma das 7 maravilhas da Estrada Real.

 Minas tem o maior acervo de Patrimônio Cultural da Humanidade declarado pela Unesco

Minas acumula 4  dos 14 Patrimônios Culturais da Humanidade hoje reconhecidos pela Unesco no Brasil. São eles os centros históricos de Ouro Preto e Diamantina, o Santuário de Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas e, o mais recente, Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em BH.

 

 O pai da aviação mundial é mineiro

Alberto Santos Dumont é conhecido como o pai da aviação por ter sido o primeiro a realizar um voo em um avião a motor, sem equipamentos de lançamento, tendo sido reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional. Mas o que pouca gente sabe é que o mineiro criou outros utensílios muito importantes para a humanidade: o relógio de pulso, o chuveiro de água quente e o motor portátil.

Gostou do conteúdo de hoje?

Então nos segue nas redes sociais, uai!

Acesse nosso site: www.mulpha.com.br

Fale conosco: (47) 3035-7979 | Cel/WhatsApp (47) 9-9919-1517 | contato@mulpha.com.br

Nos siga nas redes sociais:  facebook.com/mulpha | instagram.com/mulphamarcasepatentes

Caixa Postal: 5002 | CEP: 89012-971 | Blumenau – SC.

 

 

 

 

 

 

FONTE DA PESQUISA: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-mundial/origem-portuguesa/centro-historico-de-ouro-preto/

https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/patrimonios-culturais-da-humanidade-unesco-brasil/

https://www.minasgerais.com.br/pt/blog/artigo/16-curiosidades-sobre-minas-que-provavelmente-voce-nem-imaginava

https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/noticia/2020/07/comida-mineira-14-receitas-tipicas-com-toque-caseiro-de-minas-gerais.html

https://www.mg.gov.br/conheca-minas/historia

 

 

IMAGENS: GOOGLE IMAGENS