A origem do nome Pernambuco é controversa. Alguns estudiosos afirmam que vem da aglutinação dos termos tupis para’nã, que quer dizer “rio grande” ou “mar”, e buka, “buraco”. Assim, Pernambuco seria um “buraco no mar”, referindo-se ao Canal de Santa Cruz na Ilha de Itamaracá ou à abertura que existe nos arrecifes entre Olinda e o Recife.
Segundo outros afirmam, era a denominação nas línguas indígenas locais da época do descobrimento para o pau-brasil. Uma terceira hipótese adviria também do tupi, paranãbuku, isto é, “rio comprido”, uma provável alusão ao rio das capivaras, o Capibaribe, já que mapas primitivos assinalam um tal “rio Pernambuco” ao norte do Cabo de Santo Agostinho. Há ainda uma quarta hipótese, aventada pelo pesquisador Jacques Ribemboim, segundo a qual a etimologia teria origem na língua portuguesa: o Canal de Santa Cruz, no início do século XVI, era conhecido como “Boca de Fernão” (referência ao explorador de pau-brasil Fernão de Noronha), e os índios possivelmente o chamavam de algo próximo a “Pernão Boca” ou “Pernambuka”, que teria dado origem ao nome Pernambuco.
BANDEIRA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

PONTOS TURÍSTICOS
PORTO DE GALINHAS
Porto de Galinhas é considerado um dos melhores pontos turísticos de Pernambuco e atualmente é o mais procurado pelos turistas.
A cidade que antigamente era coadjuvante no turismo nordestino foi revitalizada e se tornou um pólo turístico com a chegada de restaurantes, hotéis e resorts.
Hoje, Porto de Galinhas atrai visitantes do mundo todo que ficam encantados com sua natureza exuberante e com suas piscinas naturais de águas mornas. E aí? Tá esperando o quê pra conhecer esse paraíso?

FERNANDO DE NORONHA
Fernando de Noronha é um dos mais famosos pontos turísticos de Pernambuco e do Brasil. Afinal, quem nunca sonhou em passear no arquipélago mais bonito do país?
Lá além de curtir a natureza exuberante e as águas cristalinas você ainda pode fazer mergulhos. Então não se esqueça de levar a máscara e o snorkel. Outra dica é levar um lanche e água potável, pois as ilhas não têm estruturas de barracas e bares.

SÃO JOÃO EM CARUARU
Na época da festa junina, Caruaru vira um verdadeiro pólo turístico. As ruas, bares e restaurantes ficam enfeitados e a cidade se torna a “capital do forró”.
Por isso, se você gosta da festividade e vai viajar para cidade nesta época a dica é reservar seu hotel com antecedência, uma vez que apesar de turística a cidade ainda tem uma estrutura precária.
Além de curtir as músicas e dançar muito forró, você ainda pode aproveitar as guloseimas. Não deixe de experimentar a maçã do amor e o bolo de fubá. Uma delícia!

CULINÁRIA PERNAMBUCANA
Bolo de rolo
Parecido com o rocambole, o bolo de rolo é feito com uma massa finíssima de pão de ló e goiabada cremosa, às vezes com açúcar polvilhado por cima. Também é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco, mas é muito conhecido por todos os brasileiros, que amam e consomem ao redor de todo país, o que também possibilitou a criação de infinitos sabores diferentes — mas o tradicional é o de goiabada. Em restaurantes, costuma ser servido com queijo ou sorvete de creme.

Sarapatel
O sarapatel é um prato feito com sangue avinagrado, feito com picadinho de miúdos de porco refogados com bastante tempero e legumes cozidos. É uma espécie de ensopado e tem sua origem em Portugal, porém se popularizou muito no Nordeste a ganhou os sabores típicos nordestinos. É servido com farinha de mandioca ou arroz

Pamonha doce
Muito típica das festas de São João, a pamonha doce é feita com milho ralado, açúcar, leite e leite de coco. É tradicionalmente embrulhada na própria palha da espiga do milho, parecendo uma trouxinha. Apesar de muito conhecida em todo país, essa delícia é típica de Pernambuco e está sempre presente na hora do cafezinho do pernambucano, seja de manhã ou de tarde.

3 CURIOSIDADES SOBRE O ESTADO DE PERNAMBUCO
- Durante a invasão holandesa, de 1630 a 1654, Olinda era a sede do governo. Entre 1676 e 1837, foi capital do Estado, quando perdeu o título para o Recife. Em 1710, um conflito entre latifundiários de Olinda e comerciantes
recifenses deu origem à Guerra dos Mascates. O Recife saiu vitorioso.
- A Feira de Caruaru é uma das mais antigas e tradicionais do País. Tem cerca de 5 mil barracas. Fundada em 1781 justamente por causa da feira, Caruaru ficou famosa pelo trabalho de artesãos como Mestre Vitalino, cujas peças chegam a custar 15 mil reais. Vitalino Pereira dos Santos foi o melhor na arte de fazer figura e cenas de barro do dia-a-dia do sertão pernambucano. Morreu em 1963, de varíola.
- A Feira de Caruaru é uma das mais antigas e tradicionais do País. Tem cerca de 5 mil barracas. Fundada em 1781 justamente por causa da feira, Caruaru ficou famosa pelo trabalho de artesãos como Mestre Vitalino, cujas peças chegam a custar 15 mil reais. Vitalino Pereira dos Santos foi o melhor na arte de fazer figura e cenas de barro do dia-a-dia do sertão pernambucano. Morreu em 1963, de varíola.
Gostou do conteúdo de hoje?
Então nos segue nas redes sociais!
Acesse nosso site: www.mulpha.com.br
Fale conosco: (47) 3035-7979 | Cel/WhatsApp (47) 9-9919-1517 | contato@mulpha.com.br
Nos siga nas redes sociais: facebook.com/mulpha | instagram.com/mulphamarcasepatentes
Caixa Postal: 5002 | CEP: 89012-971 | Blumenau – SC.
FONTE DE PESQUISA:
https://blog.tudogostoso.com.br/materia/pratos-tipicos-de-pernambuco/
https://www.passagenspromo.com.br/blog/pontos-turisticos-de-pernambuco/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Pernambuco,
IMAGENS: GOOGLE


