O Estado do Amazonas é rico em culinária e possui uma das mais exóticas de todo o País.
O Amazonas mantém preservada as suas vertentes culinárias indígenas.
Banhado pelas águas do Rio Amazonas a presença dos peixes de água salgada é frequente nos pratos Amazonenses, assim como os peixes as frutas também estão inclusas nesse cardápio o famoso tucumã é uma delas e está presente em diversas receitas além desses nós temos a farinha de mandioca e o tucupi,
A seguir conheceremos um pouco mais sobre a rica culinária amazonense.
1 – Açaí
Famoso não só no Brasil como em outros Países, além de muito saboroso, o açaí se tornou o queridinho por ser muito saudável, o açaí tem propriedades antioxidantes convenceram adeptos a consumir a polpa da frutinha amazônica com xarope de guaraná, como se fosse um creme gelado. Na Região Norte ele costuma ser consumido de outras formas, com a poupa é feita uma sopa fria servida com a farinha de mandioca, o açaí preparado como pirão pode ser consumindo juntamente ao peixe.
2- Bala de castanha e bala de cupuaçu.
É inevitável estar de passagem pela região e resistir a essa guloseima de castanha e cupuaçu, por fora a bala tem doce leite e o recheio puxa-puxa é de dar água na boca, fica como dica levar na mala e distribuir o gostinho do Amazonas entre os amigos e familiares.
3 – X-caboclinho
O x-caboclinho é o prato principal no café da manhã amazonense, a aparência alaranjada da polpa do fruto até nos faz confundir o tucumã que é macio e tem sabor mais neutro com a cenoura, outros ingredientes como banana frita, ovo e queijo coalho complementam.
4- Caldeirada de Peixe
Já era de se imaginar que teríamos peixe no cardápio Amazonense, uma vez que o Estado possui muitos rios, essa receita é muito comum na região, é uma espécie de ensopado com pescados, pode ser preparado com ervas e peixes da região como por exemplo o tucunaré e o tambaqui. Normalmente é servido com o pirão para acrescentar ainda mais no sabor.
5- Tapioca de tacumã.
A tapioca é um prato comum e muito saboreado nas partes do Norte e do Nordeste, porém no Amazonas essa receita leva um toque que faz toda a diferença. O tacumã é uma das frutas típicas da região que está presente em diversos pratos Amazonense, e é bem normal comer uma tapioca recheada com a fruta e um pouco de queijo coalho.
Além da diversidade presente na culinária Amazonense, o Estado também é rico em belezas naturais. A equipe MULPHA MARCAS E PATENTES deixa como sugestão o Palácio Rio Negro, por ser uma obra bem famosa na região.
Os apaixonados por história amarão conhecer este lugar.