Desde 15 de junho de 1962 o Acre tem estatuto de estado e se localiza na região amazônica no Norte do nosso País.
Até o começo do século XX o Acre fazia parte da Bolívia pelo tratado dos limites assinado em 1867 em Ayacucho.
Devido a vários incidentes durante a ocupação efetiva do Acre pelos seringueiros brasileiros durante a corrida da borracha amazônica no século XIX foi elaborado o tratado de Petrópolis em 17 de novembro de 1903 assinado entre Brasil e Bolívia, sendo assim a soberania da região Acre passou a pertencer ao nosso País.
Mesmo quando o Acre pertencia a Bolívia ocupar aquela região não era um problema, muito em parte devido à dificuldade de aceder a estas terras pela parte boliviana e em parte pela falta de incentivos para o fazer. Mas, o mesmo não se passava do lado das terras brasileiras. Em 1852 e sobretudo em 1877, os seringueiros brasileiros penetravam cada vez mais na selva amazônica em busca da borracha.
A resposta por parte do governo da Bolívia veio em 1898 com o envio de colonos para o Acre. Os acontecimentos que se seguiram espelharam a vontade política por parte do Brasil de não abandonar estas terras. Entre 1899 e 1903, o Acre foi palco de ações político-militares que se materializaram em três proclamações da República do Acre intercaladas pelas intervenções militares das tropas bolivianas.
Por fim, com o extremar das posições, ambas as partes concordaram em assinar o Tratado de Petrópolis a 17 de novembro de 1903, que cedia o território do Acre ao Brasil mediante contrapartidas monetárias e comerciais. A 25 de fevereiro do ano seguinte, o território do Acre passou a fazer parte do Brasil.
BANDEIRA DO ACRE
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS
PARQUE CHICO MENDES
Homenagem ao ambientalista Chico Mendes este Parque é o mais popular e está situado na Capital.
Há um parquinho com brinquedos ótimos para as crianças, além de um mini zoológico com algumas espécies protegidas.
Por sua grande popularidade, os comerciantes fazem sucesso vendendo artesanatos típicos da região. Uma lembrança perfeita do passeio pelo Acre!
CASA DO SERINGUEIRO
PARQUE CHICO MENDES
PALÁCIO RIO BRANCO
A atual sede do governo do Acre se localiza no Palácio Rio Branco, um belo edifício inspirado em construções gregas.
O palácio é aberto a visitação, tanto para moradores quanto para turistas, e oferece passeios guiados para conhecer seu interior.
A visita é uma rica aula de história, contando não apenas sobre a formação do Acre, mas também de várias tribos indígenas brasileiras.
Gostou de conhecer mais um pedacinho do nosso amado País ?
Fique de olho no nosso site, as postagens não acabam por aqui J,
Até a próxima!
FONTE: GOOGLE IMAGENS