O encantado Amapá

Amapá é um dos estados da região Norte do Brasil, localizado em dois hemisférios: Norte e Sul. O estado faz fronteira com:

 

Pará, a oeste e sul

Guiana Francesa e Suriname, a noroeste

Oceano Atlântico, a norte e leste

foz do rio Amazonas, a leste e sudeste

 

As primeiras incursões de colonização no território amapaense deram-se em 1499, quando o primeiro europeu, Vicente Yáñez Pinzón, navegou pelos rios da bacia Amazônica. Na época, Pinzó conseguiu navegar até o atual rio Oiapoque, que, na época, foi batizado com o nome do europeu.

 

No entanto, o território do Amapá já estava ocupado por nativos de várias etnias: palikur, maracá-cunani e tucuju são alguns exemplos.

Na época em que Pinzón explorou por aquelas terras, elas pertenciam à Espanha, graças ao Tratado de Tordesilhas, assinado entre esse país e Portugal pela posse das futuras terras americanas. No século XVIII, com a assinatura de uma série de tratados entre os dois países, como o Tratado de Madri (1750), a ocupação portuguesa na região de fato iniciou-se.

 

 

BANDEIRA DO AMAPÁ

 

 

PONTOS TURÍSTICOS

MARCO ZERO

Na parte sul de Macapá fica um de seus pontos mais interessantes. O Marco Zero marca o ponto exato por onde passa a Linha do Equador.

Nas proximidades do monumento, há uma linha que assinala a latitude 0 do planeta. Ou seja, de um lado da linha é o Hemisfério Sul e do outro, é o Hemisfério Norte.

O Marco Zero fica literalmente no centro do mundo. A tradição nesse lugar tão especial é tirar uma foto com um pé no sul e o outro no norte.

O monumento do Marco Zero é uma torre muito alta, com um furo no topo. Essa torre funciona como um tipo de relógio solar.

É muito interessante visitar a torre durante o equinócio, o fenômeno que marca o início do outono e da primavera. Durante o equinócio, o sol incide exatamente sobre a linha do Equador.

Por isso, nos dias de equinócio a sombra da torre fica exatamente alinhada com a linha no chão, que marca a latitude zero. Além disso, é possível ver o sol perfeitamente dentro do furo no alto da torre.

 

 

ESTÁDIO ZERÃO

O Estádio Milton de Souza Correa, mais conhecido como Zerão, fica pertinho do Marco Zero. Além de ser o estádio mais importante do Amapá, é também um importante ponto turístico.

O Zerão não é um estádio muito grande. Tem capacidade para apenas 10 mil pessoas, e foi inaugurado por volta de 1990.

O que faz desse estádio um lugar tão interessante é sua localização geográfica. Como o monumento que vimos anteriormente, o estádio também fica na latitude zero, sendo atravessado pela Linha do Equador.

Mais precisamente, a linha do Equador coincide com a linha que divide o campo ao meio. Nos jogos que acontecem no estádio, um time joga no hemisfério norte e o outro, no hemisfério sul.

 

MERCADO CENTRAL

O Mercado Central é um dos mais típicos pontos turísticos de Macapá.

O mercado possui mais de 60 anos, e já faz parte da história e da cultura da cidade.

Por lá você vai encontrar uma boa quantidade de produtos, especialmente comida. Aproveite a oportunidade para experimentar os produtos típicos da Amazônia, como frutas e temperos.

O Mercado Central conta também com um bom número de lanchonetes e restaurantes, nas quais você pode experimentar os pratos tradicionais do Amapá.

Não se pode esquecer, também, a arquitetura do mercado. Ele fica numa casa muito bonita, construída por volta de 1950, bem pertinho da Fortaleza.

O espaço recebe, de vez em quando, apresentações de música regional. O espaço é bem simples, mas muito bem organizado, principalmente por ter sido reformado recentemente.

 

 

 

PRATOS TÍPICOS

 

Tucunaré na brasa

O tucunaré possui receitas em diversos estados da região Norte. Assim como no Acre o tucunaré recheado é um prato típico, no Amapá é mais comum comer o tucunaré na brasa, com um tempero bem leve, apenas limão sal e pimenta do reino. Uma outra receita comum é a caldeirada de tucunaré

 

Tacacá

Preparado com tucupi (que é o sumo retirado da raiz da mandioca brava), goma de mandioca e camarão. Seu tempero leva pimenta de cheiro, alho, sal e jambu, um tipo de erva típica da região.

Gengibirra

Esta estranha bebida é feita com algumas frutas, gengibre, açúcar, ácido tartárico, fermento de pão e água. É bastante encontrada no Área de Proteção Ambiental do Rio Curiaú e também no festival de gastronomia Panela do Amapá.

 

CURIOSIDADES SOBRE O AMAPÁ

 

Só em 1988, o Amapá tornou-se um estado, elegendo seu primeiro governador em 1990. Antes disso, era ligado ao estado do Pará.

O Macapá é a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador. Por causa disso, pelo menos duas vezes por ano, os habitantes da cidade têm o privilégio de assistir ao equinócio, fenômeno em que os raios de sol incidem diretamente sobre a Linha do Equador. O equinócio ocorre duas vezes por ano: em março (equinócio de outono) e em setembro (equinócio de primavera).

O Amapá é o único estado do país onde as reservas indígenas estão todas eficientemente demarcadas. Lá, não há invasão de garimpeiros, madeireiros ou agricultores. Essas terras representam 8,6% do território estadual.

 

 

Gostou do Estado escolhido de hoje?

Então fica de olho no site que em breve teremos mais postagens J

E não esquece de nos seguir nas redes @MULPHAMARCASEPATENTES

Até mais!

 

FONTE DA PESQUISA:  https://www.guiadoscuriosos.com.br/curiosidades/variedades/medidas/dinheiro/brasil/estados/a/amapa/10-curiosidades-sobre-o-amapa/https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g303221-Activities-State_of_Amapa.html

IMAGENS: GOOGLE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *