DISTRITO FEDERAL

Em 15 de novembro de 1889, o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca proclamou a República. O Rio de Janeiro continuaria como sede do poder federal. Mas em 24 de fevereiro de 1891, é promulgada a primeira constituição republicana, onde um de seus artigos decreta a demarcação de uma zona de 14.400 km² para ser oportunamente demarcada como a futura capital federal. E quando fosse efetuada a mudança da capital do Rio de Janeiro para lá, o Distrito Federal passaria a se constituir um estado.
No ano seguinte, foi instituída a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, chefiada pelo astrônomo Luiz Cruls. O objetivo da comissão era estudar e demarcar a área destinada ao Distrito Federal. Três anos depois, em 1894, o chamado “Relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil” ou, simplesmente, “Relatório Cruls” é entregue ao governo.
Somente em 1922, é lançada a pedra fundamental da nova capital do Brasil nos arredores do que hoje se chama Planaltina.
Quando Getúlio Vargas institui o Estado Novo em 1937, uma nova constituição é outorgada mas nela não se faz nenhuma referência à nova cidade sede do Governo Federal. O projeto de transferir a capital do Rio de Janeiro é adiado até o fim da ditadura.
Em novembro de 1946, o então presidente Eurico Gaspar Dutra nomeia uma comissão para ratificar ou retificar os resultados do “Relatório Cruls”.
Em 1953, é sancionada a lei nº 1.803 que autoriza o governo a definir o local da nova capital num período de 3 anos, área que seria escolhida no ano seguinte.
A data da mudança da capital para o Distrito Federal seria em 21 de abril de 1960, já no governo de Juscelino Kubitschek, depois de 41 meses de obras.
O Distrito Federal está situado na região Centro-Oeste, sendo a menor unidade federativa brasileira e a única a não ter municípios. É dividida em 31 regiões administrativas, totalizando uma área de 5.779,997 km².

 

BANDEIRA DO DISTRITO FEDERAL

 

PONTOS TURÍSTICOS DO DISTRITO FEDERAL

 

 

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

 

A Catedral Metropolitana – Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, é um templo católico brasileiro, na qual se encontra a cátedra da Arquidiocese de Brasília, localizada na capital federal, ao sul da S1, no Eixo Monumental, região da Esplanada dos Ministérios.

Sua arquitetura foi concebida por Oscar Niemeyer e é por vezes considerada sua obra-prima, tendo sido graças a ela que o arquiteto venceu o Prêmio Pritzker, considerado equivalente ao Nobel de sua profissão, em 1988. Os colaboradores habituais do arquiteto também contribuíram para a obra.

O complexo projeto estrutural foi feito pelo engenheiro Joaquim Cardozo, que também calculou outras obras desafiadoras da nova cidade, como o Palácio do Congresso Nacional. De uma área de setenta metros de diâmetro, se elevam dezesseis colunas de concreto com noventa toneladas cada, num formato hiperboloide.

O projeto estrutural de Cardozo reduziu o número de colunas e permitiu que as bases dos pilares ficassem delgadas, apenas tocando o chão, além de ter substituído o que seria uma cinta de concreto a unir as colunas no topo por uma laje posta um tanto mais abaixo do previsto.

 

Palácio do Planalto

 

 

Palácio do Planalto é o local de trabalho da Presidência do Brasil. É onde está situado o Gabinete do Presidente da República. O prédio também abriga a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo, é a sede do poder executivo do Governo Federal brasileiro. Localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília, o Palácio do Planalto faz parte do projeto do Plano Piloto e foi um dos primeiros edifícios construídos na capital. A construção do Palácio do Planalto foi iniciada em 10 de julho de 1958, obedecendo ao projeto de Niemeyer e Cardozo. O engenheiro-chefe da obra foi Fausto Amadeu Francisco Favale, pessoalmente designado para o desafio por Juscelino Kubitschek. Favale enfrentou o desafio de concretizar as ideias de Niemeyer a respeito das colunas curvas da fachada, numa intermediação entre o projeto arquitetônico e o projeto estrutural. O cálculo de Joaquim Cardozo permitiu que a base do Palácio do Planalto ficasse delgada, apenas tocando o chão.

 Ponte Juscelino Kubitschek

A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK ou Terceira Ponte, está situada em Brasília, ligando o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central de Brasília, através do Eixo Monumental, atravessando o Lago Paranoá. Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a estrutura da ponte tem um comprimento de travessia total de 1,2 quilômetros, tendo largura de 24 metros com duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento, duas passarelas nas laterais para uso de ciclistas e pedestres com 1,5 metros de largura e comprimento total dos vãos de 720 metros..

 

CULINÁRIA

 

ARROZ COM PEQUI

 

Provar a tradicional receita do arroz com pequi se tornou uma das experiências turísticas mais buscadas por quem vai ao Distrito Federal. A presença forte do pequi — fruto típico da região — confere ao prato um sabor rústico que lembra as receitas preparadas no interior de Minas Gerais e Goiás.

A receita leva também cebola, alho e sal. Em muitas casas e restaurantes tradicionais do Distrito Federal, a pimenta de cheiro é adicionada para deixar o prato ainda mais quente.

O arroz com pequi é um excelente acompanhamento para carnes e peixes com sabores acentuados. Combinação perfeita para um almoço à beira do lago em meio à natureza.

 

Filé de tilápia

Há quem diga que peixes de água doce são menos saborosos que os de água salgada, mas a tilápia prova o contrário. Brasilia é conhecida por seus muitos criadouros isso só estimula o consumo na cidade

 

O peixe pode ser preparado assado, empanado e frito, mas antes é temperado com muito limão e pitadas de sal. A diferença para os pratos com tilápia servidos em outros estados está nos acompanhamentos: o vinagrete e o arroz com gergelim torrado têm presença garantida nos pratos de filé de tilápia em todo o Distrito Federal.

Essa mistura de sabores faz da iguaria um cartão de visitas da cidade e mais uma das experiências gastronômicas imperdíveis do Distrito Federal.

 

 

 

CHURRASCO

 

Este é um prato clássico de norte a sul do Brasil em qualquer época do ano. Os moradores de Brasília e das cidades em seu entorno não fogem à tradição.

Costela bovina, linguiça, frango, coração de galinha e a tão desejada picanha são os itens que compõem o cardápio dos churrascos nas mesas do Distrito Federal. O modo de preparo é o mesmo utilizado em todo o Brasil: após temperadas com sal grosso, as carnes são levadas à churrasqueira, onde ficam por mais ou menos tempo, de acordo com o gosto de cada um.

O acompanhamento fica por conta da farofa, que leva cebola, salsinha e azeitonas picadas, além da maionese, outra guarnição sempre presente nos churrascos do Distrito Federal.

 

 

 

CURIOSIDADES SOBRE O DISTRITO FEDERAL

 

Oscar Niemeyer

Um dos mais importantes arquitetos brasileiros, Niemeyer elaborou os projetos dos primeiros edifícios de Brasília, como o Catetinho (primeira residência do presidente JK na cidade), o Palácio da Alvorada, o Brasília Palace Hotel, o Palácio do Planalto, a Praça dos Três Poderes, o Museu Nacional, e inúmeras outras obras

Lago Paranoá

Um dos cartões postais de Brasília é o Lago Paranoá. Ele foi formado junto com a construção da cidade através das águas represadas do Rio Paranoá. Em seus arredores existem diversas opções de lazer e praias artificiais

Vista aérea

Olhando de cima, é possível enxergar o formato de um avião em Brasília. No entanto, essa não teria sido a ideia inicial. Em entrevista à Rádio Nacional AM, o diretor do Patrimônio Histórico e Cultural Jarbas Marques disse que Lúcio Costa, arquiteto que planejou a cidade, teria feito o projeto para que a cidade tivesse o formato de uma borboleta

Maior que o Central Park

Brasília também abriga o maior parque urbano de toda a América Latina. Trata-se do Parque da Cidade de Brasília, que possui 420 hectares e é maior que o famoso Central Park, em Nova York

 

 

 

Gostou do conteúdo de hoje?

Então nos segue nas redes sociais!

Acesse nosso site: www.mulpha.com.br

Fale conosco: (47) 3035-7979 | Cel/WhatsApp (47) 9-9919-1517 | contato@mulpha.com.br

Nos siga nas redes sociais:  facebook.com/mulpha | instagram.com/mulphamarcasepatentes

Caixa Postal: 5002 | CEP: 89012-971 | Blumenau – SC.

FONTE DE PESQUISA

https://www.bol.uol.com.br/listas/brasilia-59-anos-fatos-e-curiosidades-sobre-a-capital-do-brasil.htm

https://todosdestinos.com/centro-oeste/distrito-federal/culinaria-do-distrito-federal/

 

IMAGENS: GOOGLE

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *