RORAIMA
A palavra “Roraima” vem de línguas indígenas. Sua etimologia lhe emprega três significados: “Monte Verde”, “Mãe dos Ventos” e “Serra do Caju ,seria a junção de roro (papagaio) e imã (pai, formador) essa língua indígena, roro – ou também rora – significa verde, e imã significa serra, monte, formando portanto, a palavra “serra verde”, que reflete a paisagem natural da região específica
A história roraimense está fortemente ligada ao Rio Branco. Foi através deste rio que chegaram os primeiros colonizadores portugueses.
O Vale do rio Branco sempre foi cobiçado por ingleses e neerlandeses, que adentraram no Brasil através do Planalto das Guianas em busca de índios para serem escravizados. ,
Pelo território da Venezuela, os espanhóis também chegaram a invadir a parte norte do rio Branco e no rio Uraricoera.
Os portugueses derrotaram e expulsaram todos os invasores e estabeleceram a soberania de Portugal sobre a região de Roraima e de parte do Amazonas
O estado é o menos populoso do país, situado numa região periférica da Amazônia Legal, no noroeste da Região Norte do Brasil, predomina em Roraima a floresta amazônica, havendo ainda uma enorme faixa de savana no centro-leste.
Há ainda, a hipótese da palavra “Roraima” ter outros dois significados: “Mãe dos Ventos” e “Serra do Caju”. O primeiro significado, dá-se pela possibilidade do clima da região, onde os índios acreditavam que os ventos que atingiam o sul da Venezuela seriam provenientes do lugar. O segundo, “Serra do Caju”, pelo grande número de serras e colinas existentes nesta área
BANDEIRA DO ESTADO DE RORAIMA

PONTOS TURÍSTICOS
ORLA TAUMANAN
A Orla Taumanan é uma grande estrutura suspensa sobre a margem direita do rio Branco, no centro histórico da cidade brasileira de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, construída e mantida pela prefeitura do Município. Foi inaugurada em julho de 2004.
Bastante frequentada pela população local, é considerada um dos principais pontos turísticos da cidade, abrigando espaços de convivência e praças de alimentação, famosas por concertos musicais de Música Popular Brasileira e Roraimeira, expressão regional

Monumento aos Pioneiros
Pertinho da Orla Taumanan, ainda às margens do rio, fica o Monumento aos Pioneiros, um dos grandes pontos turísticos de Boa Vista. Esse monumento é uma grande escultura, que expressa um pouco da história e da cultura do estado.
Os pioneiros aos quais o nome diz respeito são os primeiros imigrantes, que chegaram na região relativamente tarde, por volta de 1900, começando então a formar as primeiras cidades.
Nesse monumento, há referência aos diversos povos que constituem a população do estado, as atividades econômicas e os aspectos naturais da região, como a flora e a fauna.
Ao fundo, no monumento, está representado o famoso Monte Roraima.
Além de toda essa importância simbólica, o Monumento aos Pioneiros é muito bonito. Vale a pena visitá-lo não só por seu aspecto histórico e cultural, mas também pela paisagem que ele proporciona.
Se você estiver procurando um bom lugar para tirar suas fotos, o monumento é uma boa pedida.

Paróquia Matriz de Nossa Senhora do Carmo
A Matriz de Nossa Senhora do Carmo é uma das igrejas mais importantes da cidade. O início de sua história remonta ao século XVIII, junto com as primeiras expedições religiosas que chegaram à região.
No entanto, a igreja que hoje pode ser vista, com suas características atuais, surgiu bem mais tarde, por volta de 1920.
Essa igreja é muito diferente, e possui uma arquitetura bastante curiosa. Seu estilo foi inspirado nas igrejas alemãs, e sua fachada amarela com listras escuras é um de seus principais diferenciais.
O formato da igreja é bastante horizontalizado, e possui uma única torre, bastante larga e não muito alta. Isso confere à igreja uma aparência pesada, maciça, bem quadradona, características presentes em algumas construções de arquitetura alemã.
Por muito tempo, a Matriz de Nossa Senhora do Carmo foi a maior e mais importante igreja da cidade, até a construção da Catedral do Cristo Redentor.
Mas ainda hoje, a Matriz se destaca como um dos grandes pontos turísticos de Boa Vista, atraindo fiéis e turistas. A matriz fica na Rua Bento Brasil, bem pertinho da Orla Taumanan.

Prelazia
Uma das construções mais emblemáticas da cidade, o prédio da Prelazia é um importante patrimônio da cidade.
Apesar de sua história relativamente curta (a Prelazia foi construída por volta de 1900) esse prédio foi testemunha de vários períodos da cidade, e já serviu para várias funções.
A princípio um edifício religioso, serviu como morada de membros do clero. Depois, se transformou num hospital e, na década de 40, se tornou a sede do governo de Roraima.
Mais tarde, foi também uma escola.
O prédio da Prelazia apresenta o estilo neoclássico, de inspiração francesa. A construção tem apenas um andar, mas é bastante extensa: em sua fachada há quatorze janelas, e uma porta ao centro.
A elegância e o bom gosto da construção é ressaltada pelos lindos jardins ao redor. Ao fundo, há uma área arborizada, com uma linda vista do Rio Branco, que passa bem pertinho.
Com muita história e belas paisagens, a Prelazia é um dos pontos turísticos de Boa Vista mais bonitos, e não pode ficar de fora do seu passeio.
A Prelazia fica na Rua Bento Brasil, a mesma rua da Matriz de Nossa Senhora do Carmo, a poucos minutos de caminhada.

CULINÁRIA
Pirarucu desfiado
É uma forma típica roraimense de preparar o pirarucu. O peixe é lavado com água e limão, escaldado no fogo e desfiado, retirando-se todas as espinhas. É refogado em uma panela com óleo e temperos, e a esses ingredientes é acrescentado leite de coco ou de castanha do Pará. O pirarucu desfiado é servido acompanhado de arroz e farinha.

Guisado de galinha caipira
Um tipo de receita muito popular na região. A galinha é cortada em pedaços, guisada em óleo, cebola, alho, pimenta-do-reino, pimenta-de-cheiro, tomate, sal, cheiro verde e colorau. Acompanha pirão feito com o próprio caldo.

Sucos de frutas amazônicas
Os sucos das frutas tipicamente amazônicas podem ser encontrados em casas de sucos ou nas lanchonetes e restaurantes roraimenses. Dentre os sabores mais populares, podemos citar o cupuaçu, a graviola, o buriti e o caçarí. Para repor as energias, a dica é o guaraná, que pode ser consumido puro ou misturado com castanhas, amendoim, acerola ou outras frutas.

3 CURIOSIDADES SOBRE O ESTADO DE RORAIMA
- A dança em Roraima
tem sua origem em grupos folclóricos de boi-bumbá e cirandas. Entretanto, são encontrados
também grupos de dança clássica e moderna.
- A gastronomia da região é fruto da miscigenação de várias raças e costumes. Porém
a influência indígena é predominante. Entre seus pratos típicos destacam-se: a
paçoca com banana, a caldeirada de peixe, a torta de peixe cascudo, o bolo de
macaxeira e a carne de sol desfiada e assada na brasa.
- Roraima
é um dos estados brasileiros com maior população indígena. Dados do Conselho
Indígena do Estado apontam 53.167 indígenas distribuídos pelas etnias Macuxi,
Wapichana, Ingaricó, Yanomami, Waimiri-Atroari e Wai-Wai, entre
Gostou do conteúdo de hoje?
Então nos segue nas redes sociais!
Acesse nosso site: www.mulpha.com.br
Fale conosco: (47) 3035-7979 | Cel/WhatsApp (47) 9-9919-1517 | contato@mulpha.com.br
Nos siga nas redes sociais: facebook.com/mulpha | instagram.com/mulphamarcasepatentes
Caixa Postal: 5002 | CEP: 89012-971
FONTE DA PESQUISA: https://www.estadosecapitaisdobrasil.com/roraima/culinaria-de-roraima/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Orla_Taumanan
http://resumos.netsaber.com.br/resumo-141379/15-curiosidades-de-roraima
IMAGENS: GOOGLE IMAGENS


