Rio de Janeiro – Cidade Maravilhosa

Rio de Janeiro (informalmente referida como Rio) é um município brasileirocapital do estado homônimo, situado no Sudeste do país. Maior destino turístico internacional no Brasil da América Latina e de todo o Hemisfério Sul (em 2008),

A capital fluminense é a cidade brasileira mais conhecida no exterior,  funcionando como um “espelho”, ou “retrato” nacional, seja positiva ou negativamente. É a segunda maior metrópole do Brasil (depois de São Paulo), a sexta maior da América e a trigésima quinta do mundo. Sua população estimada pelo IBGE para 1.º de julho de 2021 era de 6 775 561 habitantes.

Tem o epíteto de Cidade Maravilhosa e aquele que nela nasce é chamado de carioca.

Classificada como uma metrópole, exerce influência nacional, seja do ponto de vista culturaleconômico ou político, e é um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, as praias dos bairros de CopacabanaIpanema e Barra da Tijuca, entre outras; os estádios do Maracanã e Nilton Santos; o bairro boêmio da Lapa e seus arcos; o Theatro Municipal do Rio de Janeiro; as florestas da Tijuca e da Pedra Branca; a Quinta da Boa Vista; a Biblioteca Nacional; a ilha de Paquetá; o réveillon de Copacabana; o carnaval carioca; a Bossa Nova e o samba. Parte da cidade foi designada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1 de julho de 2012.

Representa o segundo maior PIB do país (e o 30.º maior do mundo)  estimado em cerca de 329 bilhões de reais (IBGE/2016) e é sede das duas maiores empresas brasileiras – a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, o Grupo Globo.

Contemplado por grande número de universidades e institutos, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por 19% da produção científica nacional, segundo dados de 2005.

 

 

BANDEIRA DO RIO DE JANEIRO

 

PONTOS TURÍSTICOS DO RIO DE JANEIRO

Cristo Redentor

Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Em 2007, foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Em 2012, a UNESCO considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade. O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro compatriota Albert Caquot, entre 1922 e 1931, na França, devido o pensamento dos franceses, de que os brasileiros não tinham experiência para construir a estátua. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida e fica no bairro do Alto da Boa Vista. Símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil. Em 2011, em uma pesquisa de opinião pela internet, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 % de 1 734 executivos de todos os países da região como o maior símbolo da América Latina.

 

Praia de Copacabana

Copacabana é uma das praias mais emblemáticas do Brasil! Tornou-se famosa e hoje é um dos maiores pontos de interesse no Rio de Janeiro. Suas águas esverdeadas e geladas são um refúgio diante do calor que faz na cidade no verão.

Sempre bastante movimentada, a praia carioca reflete um pouco do que é o Rio de Janeiro, um local alto astral, com uma beleza natural ímpar! A praia é cumprida e tem uma longa faixa de areia, que durante o verão fica lotada de pessoas. O calçadão, feito com pedras portuguesas pretas e brancas, é outro símbolo do local.

Ao longo da praia há vários quiosques, muitas pessoas praticando esportes, vendedores ambulantes e uma ciclo faixa. Vale muito a pena reservar um momento da viagem para passear pelo local, andar de bicicleta e refrescar-se com uma água de coco apreciando o visual para o mar. Outra dica é conhecer o Forte de Copacabana e também tirar fotos com a estátua de Carlos Drummond de Andrade, na altura do posto 6.

 

 

 

MARACANÃ

Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, ou carinhosamente como Maraca, é um estádio de futebol localizado na Zona Norte da cidade brasileira do Rio de Janeiro. Foi inaugurado em 1950, inicialmente com o nome de Estádio Municipal, durante o mandato do então general de divisão e prefeito do Distrito Federal do Rio de Janeiro Ângelo Mendes de Moraes, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Quando da sua inauguração, a capacidade oficial de 155 mil lugares fez o Maracanã superar o Hampden Park, de Glasgow, e se tornar o maior estádio do mundo na época. Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Campeonato Carioca, Copa Libertadores da América, da primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA e da Copa América de 2021, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira.

 

CULINÁRIA

 

Biscoito Globo

A história desse verdadeiro fenômeno carioca remonta aos anos 1950, quando três irmãos (Milton, Jaime e João Ponce) aprenderam a fazer biscoitos de polvilho com o primo em uma padaria em… São Paulo! É isso aí. A história do biscoito mais carioca que existe começou na capital paulista.

Os irmãos estudaram e perceberam que o Rio de Janeiro era o mercado ideal para o produto. Isso lá em 1954. Então eles se mudaram para a cidade maravilhosa e batizaram o biscoito de polvilho de Globo, homônimo à padaria para a qual foram contratados, no bairro de Botafogo.

Com o crescimento da demanda, os irmãos firmaram sociedade com um português, em 1963, e criaram a empresa que produz o Biscoito Globo até hoje.

 

Picadinho Carioca

Picadinho Carioca é um prato típico da boêmia do Rio de Janeiro. Criado nos anos 50, logo caiu nas graças de quem dava aquela esticada até de madrugada e matava a fome com ele antes de ir para a cama.

É um prato fácil e com muitas versões. A original é carne, cebola e tubérculos (como cenoura e batata), cozidos no seu caldo e acrescido de vinho ou cerveja (escura ou branca). Guarnecido de arroz, feijão, farofa e ovo frito. Vale a pena experimentar!

Filé à Oswaldo Aranha

Hoje um prato emblemático da cozinha de botequim carioca – que há tempos derrubou as barreiras geográficas e é servido em todo o país -, o Filé à Oswaldo Aranha é uma combinação harmoniosa entre um bife alto de filé-mignon, com cobertura de alho torradinho, mais farofa à base de farinha de mandioca, arroz e batatas portuguesas – preferencialmente misturando tudo na hora de ser consumido.

“É feito com uma peça grande de filé-mignon, com mais de 300 gramas de carne, quase um chateaubriand.

Na versão original, era servido na própria frigideira em que era preparado, porque Oswaldo Aranha gostava de misturar o arroz e a farofa nesse caldinho que ficava na frigideira.

 

 

3 CURIOSIDADES SOBRE O RIO DE JANEIRO

 

  1. A cidade recebeu o seu nome de um rio que não existe

Em janeiro de 1502, o navegador português Gaspar de Lemos chegou à Baía de Guanabara, às margens da qual a cidade seria oficialmente fundada anos mais tarde, em 1565. Na ocasião, confundindo a baía com a foz de um rio, os exploradores deram ao local o nome de Rio de Janeiro, por ter sido descoberto no primeiro mês do ano.

Embora essa etimologia seja bastante aceita, alguns historiadores apontam que, para os portugueses do século 16, “rio” poderia ser um termo de maior abrangência, usado para designar diferentes corpos d’água; afinal, como navegadores experientes cometeriam um erro tão banal? Seja como for, o nome pegou – e como!

  1. O Rio já fez parte de uma colônia francesa

Os portugueses podem ter sido os primeiros a chegar, mas foram os franceses quem inicialmente se estabeleceram na cidade.

Em 1555, financiado pelo rei Henri II, o aristocrata Nicolas Durand de Villegagnon fundou o Forte Coligny em uma das ilhas na Baía de Guanabara: era o começo da efêmera colônia França Antártica, uma base militar importante nas Américas e um refúgio para os protestantes então perseguidos na França.

Apesar de sua vida curta – os portugueses tomaram a fortaleza em 1560 e expulsaram completamente os franceses em 1567 –, a colônia deixou a sua marca na história. Ainda hoje, a Ilha de Villegagnon, atualmente sob a responsabilidade da Marinha (brasileira, claro), leva o nome de seu primeiro ocupante.

Foi a capital de um dos maiores impérios do mundo

Não é raro encontrar estrangeiros que pensam que o Rio é a capital do Brasil – afinal, até 1960, ano de inauguração de Brasília, a cidade de fato o era.

O que poucos sabem é que o Rio foi não apenas a capital do nosso próprio país, mas também de um império global: quando a Família Real portuguesa e a sua corte se mudaram para o Brasil, em 1808, fugindo das tropas de Napoleão, a cidade foi transformada em capital do Reino de Portugal e de seu vasto império ultramarino.

 

Gostou do conteúdo de hoje?

Então nos segue nas redes sociais!

Acesse nosso site: www.mulpha.com.br

Fale conosco: (47) 3035-7979 | Cel/WhatsApp (47) 9-9919-1517 | contato@mulpha.com.br

Nos siga nas redes sociais:  facebook.com/mulpha | instagram.com/mulphamarcasepatentes

Caixa Postal: 5002 | CEP: 89012-971 | Blumenau – SC.

 

FONTE DA PESQUISA:

https://www.skyscanner.com.br/noticias/inspiracao/10-curiosidades-sobre-o-rio-de-janeiro

 

https://obagastronomia.com.br/picadinho-carioca/

https://www.uol.com.br/nossa/cozinha/listas/file-a-oswaldo-aranha-como-um-gaucho-deu-vida-ao-prato-tipico-carioca.htm

 

IMAGENS: GOOGLE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *