João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, ao lado de sua criação, o primeiro carro totalmente brasileiro conhecido como Gurgel, deixou um legado marcante na indústria automobilística do país, 1969.
Nascido em uma família de classe média na cidade de Franca, em 1926, Gurgel sempre nutriu o sonho de produzir carros em território nacional.
Desde cedo, sua paixão pela engenharia o levou a ingressar na escola politécnica de engenharia de São Paulo aos 18 anos. Aos 23 anos, durante sua formação em Engenharia, ele apresentou com entusiasmo o projeto de um carro de dois cilindros chamado de Tião ao seu orientador acadêmico. Apesar de receber a resposta desencorajadora de que carros não se fabricam, mas se compram, Gurgel jamais desistiu de seu objetivo.
Após sua pós-graduação nos Estados Unidos, onde trabalhou como projetista na General Motors, Gurgel retornou ao Brasil e fundou a Moplast Moldagem de Plásticos. Nessa época, ele desenvolveu diversos projetos inovadores, especialmente com carrocerias de fibra de vidro.
Determinado a realizar seu sonho de fabricar carros nacionais, Gurgel utilizou suas economias e obteve apoio de investidores para inaugurar sua empresa, inicialmente focada na produção de karts e carros para crianças.
Infelizmente, João Augusto Conrado do Amaral Gurgel nos deixou em 2009, após lutar contra o Alzheimer por muitos anos. Sua contribuição para a indústria automobilística brasileira foi imensurável, sendo lembrado como um homem visionário, à frente de sua época.
Em 2004, o registro da marca Gurgel no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) expirou e foi adquirido por outra pessoa, mas seu legado e suas conquistas permanecem vivos na história da engenharia nacional.
Fonte: http://facebook.com/misteriosdomundo