VAMOS CONHECER O GOIÁS
O Estado de Goiás além de ser o maior estado da região Centro-Oeste também é o mais populoso são cerca de 7.2 milhões de habitantes, além de ser a nona maior economia entre as unidades federativas brasileiras.
A história de Goiás remonta ao início do século XVIII, com a chegada dos bandeirantes vindos de São Paulo, atraídos pela descoberta de minas de ouro.
A origem do topônimo Goiás (anteriormente, Goyaz) é incerta e necessita de pesquisas mais aprofundadas. Usualmente, afirma-se que o termo viria da suposta tribo dos índios Goiases que teria habitado a região próxima à Cidade de Goiás e se extinguido rapidamente. Entretanto, não há qualquer vestígio físico ou imaterial da existência real de tal tribo.
ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O ESTADO
1 – Goiânia é uma das 10 capitais com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, na frente de metrópoles importantes como o Rio de Janeiro.
2- Goiânia é uma das cidades mais arborizadas do país, ao lado da paranaense Curitiba e da paraibana João Pessoa. É também a capital com maior número de praças.
3- O que mais chama a atenção dos turistas que visitam Goiânia (principalmente os que vivem em regiões mais montanhosas como a Serra Fluminense, a Serra Gaúcha e a Grande São Paulo, cabe aqui salientar) é a geografia plana da cidade.
BANDEIRA DO ESTADO DO GOIÁS

PRATOS TÍPICOS DO GOIÁS
Arroz com pequi
O pequi é um fruto característico do cerrado muito presente na culinária goiana. De sabor forte e bem marcante, é comum servir o fruto dentro de risotos ou acompanhando frango. O arroz com pequi, por exemplo, é o maior exemplo de uso da fruta dentro desta culinária: o arroz é cozido junto com o fruto, podendo ser acrescidos milho, temperos e guariroba (um palmito típico da região).

Galinhada
Muito conhecida em todo Brasil, a galinhada já ganhou diversas interpretações em todas as regiões do país — Inspirando os chefes ou amantes da culinária a terem suas versões da receita! Mas é em Goiás que ela encontra e preserva suas origens: feita com frango/galinha caipira, açafrão, milho, e até guariroba, pimenta-de-cheiro e muita cebolinha, podendo ser uma espécie de risoto ou mais sequinha, e formando deliciosos sabores únicos do cerrado!

Peixe na telha
Muito tradicional nas casas e restaurantes goianos, o peixe na telha é feito com algum peixe de água doce com couro e em postas, geralmente o pintado ou surubim. É servido literalmente dentro de uma telha e é feito em forma de ensopado, com um caldo bem saboroso que leva tomate, leite de coco, coentro, açafrão, pimenta malagueta e outras especiarias a gosto. Tradicionalmente é acompanhado de arroz branco e pirão feito com a cabeça do próprio peixe.

PONTOS TURISTICOS
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Talvez o lugar mais conhecido do estado e um dos pontos turísticos em Goiás que tem recebido mais viajantes nos últimos anos, compreende uma vasta área com muitas cachoeiras e pontos de observação. Fica a 460 km aproximadamente de Goiânia.

Pirenópolis
Pirenópolis, tombada pelo seu lindo conjunto arquitetônico e histórico, fica a aproximadamente 128 km de Goiânia.
Não só belezas naturais os visitantes vão encontrar na pequena cidade, mas muita cultura e opções de festas folclóricas que vão encantar famílias inteiras. Além disso, a própria arquitetura das casas da cidade já são um charme a parte.

Parque Nacional das Emas
A reserva compreende mais de 132 mil hectares e guarda ali uma rica vegetação e muitas espécies de animais como veados-campeiros, tamanduá-bandeira, lobo-guará, emas, araras canindé, tucanos, sucuris e diversas outras espécies, algumas delas em perigo de extinção. Fica a 250 km aproximadamente de Goiânia.

Caldas Novas
A maior estância hipotermal do mundo fica em Caldas Novas, a aproximadamente 169 km de Goiânia. Lá é possível desfrutar das deliciosas águas naturais em hotéis, clubes ou reservas.

Cavalcante
A cidade reúne o ecoturismo, turismo de aventura e cultural em um só lugar. É lá que fica a cachoeira Santa Bárbara, a 5° mais visitada do Brasil. A maneira mais fácil de chegar é desembarcar no aeroporto de Brasília e depois são aproximadamente 322 km até a cidade, que podem ser percorridos de carro ou ônibus.

A Cidade de Goiás, ou Goiás Velho como é carinhosamente conhecida no estado, está sem sombra de dúvidas na principal rota turística de quem visita este estado.
A cidade de Goiás foi fundada nos remotos tempos de 1736 por Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, que foi um dos mais importantes bandeirantes a desbravar o interior do Brasil durante o período colonial.
Nesta época, Goiás Velho levava o nome de Arraial de Sant’Ana evoluindo dez anos mais tarde às condições de vila e sendo batizada com o nome de Vila Boa de Goyaz. Na realidade nesta época o estado brasileiro de Goiás ainda não existia (fazia parte de São Paulo) e apenas em 1748 (quase 20 anos depois) foi criada a capitania de Goiás e foi aí que Vila Boa se transformou em capital de comarca.
Visitar esta cidade é como voltar no tempo colonial brasileiro. Assim como Ouro Preto e várias outras cidades mineiras, a Cidade de Goiás impressiona por seu nível de conservação e de acolhimento ao turista.

Gostou de conhecer mais um pedacinho do nosso querido Goiás?
Não esquece de nos acompanhar nas redes @muphamarcasepatentes
Até a próxima
Conteúdo da pesquisa: https://www.sabedoriaecia.com.br/brasil/25-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-estado-de-goias/
https://blog.tudogostoso.com.br/materia/culinaria-goiana/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s
Imagens: Google


