Vulcão na Islândia entra em erupção após 6 mil anos

Vulcão que entrou em erupção após 6 mil anos vira “atração turística” na Islândia.

 

A atividade sísmica acabou culminando na erupção do vulcão Fagradalsfjall, que estava adormecido há 6 mil anos. Curiosos têm se dirigido à Península de Reykjanes para se aproximar dos fluxos de lava do Fagradalsfjall. Erupção no sábado gerou brilho incandescente visível até na capital Reykjavik.

O serviço meteorológico alertou o público no sábado (20) sobre queda de pedras e deslizamentos de terra quando começou a erupção, que não é vista como uma ameaça às cidades vizinhas.

Tudo começou após a área ter registrado mais de 50 mil tremores nas últimas três semanas. Poucas horas antes, um terremoto de magnitude 3,1 foi identificado a 1,2 km do vulcão.

Em 2010, a erupção de outro vulcão, o Eyjafjallajökull, também localizado na Islândia, surpreendeu o mundo. Apesar de não causar fatalidades, a explosão de lava do vulcão acabou expelindo milhões de partículas de cinza e mais de 900 mil voos foram cancelados naquele ano por conta da dificuldade de voar com as nuvens de fumaça que foram espalhadas pelo céu do mundo todo.

Fontes : https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/03/24/vulcao-em-erupcao-vira-atracao-turistica-na-islandia.ghtml
https://noticias.r7.com/internacional/fotos/veja-fotos-de-vulcao-na-islandia-que-entrou-em-erupcao-apos-6-mil-anos-22032021#!/foto/1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *