Alagoas – Areia Branca à Beira-Mar

                                                 ALAGOAS

Alagoas é o segundo menor estado do Brasil e faz fronteira com o Oceano Atlântico a leste, Sergipe ao sul, Pernambuco ao norte e oeste e Bahia a sudoeste. Sua história está ligada ao processo de colonização brasileira, e sua economia tem o setor terciário como o mais forte. Ocupa o 21º lugar no ranking do PIB nacional e é um dos estados do Nordeste brasileiro mais importantes na produção de cana-de-açúcar.

A maior parte da população alagoana se encontra nas proximidades de Maceió, maior cidade do estado e com maior concentração populacional, com mais de 30% da população na região.

História de Alagoas

A história do estado de Alagoas está ligada ao processo de colonização portuguesa, com a chegada dos colonizadores ainda no século XVI. A região foi inicialmente povoada e aproveitada economicamente pela retirada do pau-brasil, primeiro ciclo econômico do Brasil. Inicialmente a região era habitada pelo índios caetés, por volta de 1534, e pertencia à capitania hereditária de Pernambuco.

A região, nesse período, desenvolveu suas atividades econômicas, ligadas ao plantio da cana-de-açúcar. Outras atividades também se desenvolveram, como o cultivo de mandioca e tabaco, bem como a pesca. Em 1711, a Comarca de Alagoas foi criada, desmembrando-se da capitania de Pernambuco.

Em 1839 foi criada a cidade de Maceió, que passou a exercer a função de capital da província. Em 1891, no dia 11 de julho, foi assinada a primeira Constituição do estado. Além disso, Alagoas elegeu os dois primeiros presidentes do Brasil República: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

 

BANDEIRA DO ESTADO DE ALAGOAS

 

 

 

PONTOS TURÍSTICOS

MARAGOGI

Mar sem ondas, coqueiros ao longo da praia e águas cristalinas. Se você pensou que essa era a descrição da região do Caribe, como Punta Cana, na República Dominicana, ou Cancún, no México, está muito enganado. Na verdade, essas características de tirar o fôlego são de Maragogi, município de Alagoas.

Maragogi, que ficou conhecida como Caribe Brasileiro, é um pólo turístico que fica entre Maceió e Recife. As belezas naturais da região são ideais para descansar em um resort com estrutura à beira-mar.

Se você gosta de sol, praia e ficou com vontade de conhecer a região, veja abaixo alguns motivos que te farão entender porque Maragogi é considerado o Caribe Brasileiro:

Os recifes de corais de Maragogi formam piscinas naturais, conhecidas na região como Galés, ideais para mergulhar e observar a grande diversidade de peixes, corais, conchas e ouriços. Por conta desses recifes, a área é de preservação ambiental.

As piscinas naturais são a grande atração de Maragogi, ficando a cerca de 5 km da costa, sendo possível chegar por meio de lanchas que saem da praia. É um passeio que dura em média 20 minutos

As águas azuis-turquesa cristalinas e rasas de Maragogi combinadas com a areia fofa e branca das belas e paradisíacas praias encantam pessoas de todos os gostos. O mar do Caribe Brasileiro é tranquilo e a região é cercada de coqueiros.

Maragogi é composta pelas seguintes praias: São Bento, Praia do Camacho, Praia de Maragogi, Praia de Barra Grande, Praia de JaparatingaPraia do Antunes, Praia do Dourado, Praia de Ponta de Mangue e Praia de Peroba. Entre elas, destaca-se a Praia do Antunes e suas falésias coloridas.

 

Penedo

 

Penedo é também um dos lugares em Alagoas mais bonitos e antigos do estado. Fundada no século 16, está localizada às margens do Velho Chico e possui um centro histórico com museus e igrejas, datadas dos séculos 17 e 18.

Não deixe de entrar no Convento e na Igreja Maria dos Anjos, que abriga peças de arte sacra, elementos decorativos em estilo barroco, pinturas e afrescos no teto.

A Igreja Nossa Senhora da Corrente, um edifício em estilo rococó e barroco, com azulejaria portuguesa não pode ficar de fora, assim como o Paço Imperial que guarda relíquias arquitetônicas na época da sua fundação.

Serra da Barriga

 

Praticamente ao lado de Maceió, a Serra da Barriga é um local para quem adora contato com a natureza e atividades de ecoturismo. No passado, o local abrigou o antigo Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência negra na época da escravidão no Brasil.

Reconhecida como Patrimônio Cultural do Mercosul, o complexo ecológico é muito visitado por pesquisadores, estudantes e também turistas que querem conhecer a fauna e flora da região.

 

 

 

CULINÁRIA ALAGOANA

 

Sururu ao coco

Diferente do Caldinho de Sururu feito por todo o nordeste, o Sururu ao coco é mais consistente. Sua receita leva cebola, alho, pimentão, tomate, dentre outras opções de verduras e temperos. Além, é claro, do sururu sem casca e limpinho e leite de coco. Pode ser servido como tira gosto e até mesmo como prato principal, acompanhado de arroz e farofa.

 

Chiclete de camarão

 

O delicioso Chiclete de Camarão é uma iguaria fácil de se encontrar no estado. Isso porque diversos restaurantes que trabalham com frutos do mar fazem a receita, que leva requeijão cremoso, mussarela, provolone, parmesão e gorgonzola. Entretanto, a receita é patenteada pelo Imperador dos Camarões, restaurante que fica na orla da Ponta Verde.

Esses ingredientes, quando juntos, dão o toque especial de cremosidade desse que é um dos mais conhecidos pratos típicos de Alagoas. A receita ainda leva creme de leite fresco, cebola picadinha, cheiro verde, azeite e outros ingredientes que enriquecem o sabor e podem ser escolhidos de acordo com o cozinheiro.

 

 

Bolinhos de goma de Maragogi

 

Em um dos paraísos do litoral alagoano você também pode encontrar saborosos quitutes artesanais. Os bolinhos de goma ou “broinhas” de Maragogi são desenhados a mão como pequenas obras de arte. Além disso, a produção é feita em casa e sem grandes segredos e dificuldades no preparo.

A receita simples que leva amido de milho, leite de coco, açúcar, margarina e gema de ovo, tem muita história e tradição que vão além dos ingredientes.

 

 

CURIOSIDADES SOBRE ALAGOAS

 

– Alagoas tem 17 lagoas.

– Dos estados brasileiros Alagoas só é maior que Sergipe.

– Alagoas é um dos poucos estados com Mata Atlântica, com árvores de mais de 500 anos!

– Existem áreas indígenas em Alagoas

– O Quilombo dos Palmares foi um símbolo da luta contra a escravidão, ficava na Serra da Barriga na cidade de União dos Palmares.

– O Aeroporto chama-se Zumbi dos Palmares.

– Maragogi tem as águas mais claras do Brasil.

– Alagoas é a 2ª rota de turismo no nordeste atrás apenas da Bahia.

– No carnaval a população das cidades litorâneas chega a quadruplicar.

– O primeiro presidente do Brasil foi o alagoano (Marechal Deodoro).

– O 2º também (Floriano Peixoto).

 

 

 

Gostou do conteúdo de hoje?

Então nos segue nas redes sociais!

Acesse nosso site: www.mulpha.com.br

Fale conosco: (47) 3035-7979 | Cel/WhatsApp (47) 9-9919-1517 | contato@mulpha.com.br

Nos siga nas redes sociais:  facebook.com/mulpha | instagram.com/mulphamarcasepatentes

Caixa Postal: 5002 | CEP: 89012-971 | Blumenau – SC.

 

 

 

FONTE DE PESQUISA

 

https://www.salinas.com.br/post/caribe-brasileiro

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/alagoas.htm

https://www.hotelportodapraia.com.br/2019/05/pratos-tipicos-de-alagoas/

http://www.minutonordeste.com.br/blog/curiosidades/154/imprimir/309

 

IMAGENS: GOOGLE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *