FESTIVAL BRASILEIRO DA CERVEJA E O REGISTRO DE MARCA!

Escrito por: Edvaldo Luis Alves

 

Mais uma edição da Feira e Festival Brasileiro da Cerveja acontece em Blumenau, Santa Catarina de 11 a 14 de março de 2020, e segundo o organizador do evento em seu site:

É a reunião das principais cervejarias do país, dos melhores sabores, aromas e harmonizações. Cervejeiros, especialistas e consumidores degustam mais de 2850 rótulos, além de aproveitar uma rica programação artística e cultural, com shows, palestras e ótima gastronomia. Para 2020, a expectativa é de mais de 35 mil visitantes. ”

Assim, podemos dizer que a visibilidade para as marcas de cerveja e derivados, assim como de produtos e serviços oferecidos a empresas e amantes do ramo cervejeiro, estará em foco, e por isso, a proteção a nível nacional dessas marcas é necessária.

O mercado brasileiro de cervejas tem crescido significativamente nos últimos anos e continua em desenvolvimento, gerando oportunidades aos que desejam empreender na área. É um mercado em expansão, e o sul do Brasil, mais especificamente a região de Blumenau em Santa Catarina, tem demonstrado uma inclinação nata ao desenvolvimento de novos sabores e oportunidades ligadas a produção de cervejas e chopes, sejam eles artesanais, de produção pequena aos grandes nomes do mercado com distribuição para todo o país e até mesmo fora dele.

Com toda essa visibilidade, e principalmente durante o Festival, os produtores precisam estar atentos aos cuidados com as marcas. Mesmo que não seja uma obrigação ainda, o registro da marca garante ao empreendedor a proteção da sua marca, assim como garante que ele mesmo não esteja cometendo um crime, fazendo uso de uma marca já registrada.

Na Mulpha Marcas e Patentes, instruímos sempre a nossos clientes quanto essa importância, principalmente no tocante a defesa de seus interesses. O registro da marca pode ser comparado e até mesmo vinculado como um registro de nascimento de uma idea. A marca seria como um filho(a) para seu criador/empreendedor. E qual pai não tem orgulho em colocar o seu nome ao registro de um filho(a)?

Como disse acima, o registro da marca ainda não obrigatório às empresas na comercialização de um produto ou serviço, pois não existe uma lei que obrigue o seu registro, mas é extremamente necessário para defender-se de terceiros, para proteger suas ideias e nomes assim como agregar valor à empresa e não obstante seus produtos e serviços.

O importante, em se tratando de registro de marcas e patentes, é a proteção da ideia e do patrimônio maior da empresa, seu nome, sua marca. E essa proteção deve vir sempre antes da divulgação, pois a visibilidade da marca atrai olhares bons, dos clientes e consumidores, mas também atrai aquele olhar, que embarca no sucesso de outros.

Assim, mesmo que sua empresa seja pequena, a produção da sua cerveja ou outro produto, seja avaliado como pequeno, o registro é necessário e importante. Com o registro você resguarda os seus direitos, protege sua marca e não corre o risco de cometer crime.

Afinal, o registro de uma marca ou patente não pode ser visto como um custo, mas sim como um investimento.

***

Saiba mais sobre a Feira e Festival da Cerveja de Blumenau em 2020 acessando os sites dos eventos:
Feira Brasileira da Cerveja: https://www.ablutec.com.br/feirabrasileiradacerveja

Festival Brasileiro da Cerveja: https://www.ablutec.com.br/festivalbrasileirodacerveja

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *