Rondônia nos Orgulhamos de Tanta Beleza

Rondônia

 

É  uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Norte e tem como limites os estados de Mato Grosso a leste, Amazonas a norte, Acre a oeste e a República da Bolívia a oeste e sul.

Sua capital e município mais populoso é Porto Velho, banhada pelo rio Madeira.

A população rondoniense é uma das mais diversificadas do Brasil, composta de migrantes oriundos de todas as regiões do país, dentre os quais destacam-se os paranaenses, paulistas, mineiros e gaúchos, que fixaram-se na capital, preservando-se ainda os fortes traços amazônicos da população nativa nas cidades banhadas por grandes rios, sobretudo em Porto Velho e Guajará-Mirim, as duas cidades mais antigas do estado.

O estado é o terceiro mais rico da Região Norte, responsável por 11% do PIB da região. Apesar de ser um estado jovem (criado em 1981), possui o quinto melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região Norte

É o terceiro estado mais populoso da Região Norte com 1 815 278 habitantes, segundo estimativa do IBGE para 2021, sendo superado apenas pelo Pará e Amazonas. Quatro de seus municípios possuem população acima de 100 mil habitantes.

 

BANDEIRA DO ESTADO DE RONDÔNIA

 

 

PONTOS TURÍSTICOS

 

Porto Velho

A capital de Rondônia é o destino perfeito para os apaixonados pela História do Brasil ou para os turistas mais aventureiros. As principais atrações que os visitantes encontram são passeios em meio à natureza e construções que celebram a origem do estado e a cultura da região.

Um dos principais pontos turísticos de Porto Velho é o Museu Ferroviário Madeira-Mamoré, que preserva a história da construção da estrada de ferro que deu origem à cidade. Com início em 1907, a obra atraiu trabalhadores de várias partes do Brasil e do exterior, e hoje é possível encontrar vários objetos da época, como trilhos e a Locomotiva Coronel Church. Este ponto, inclusive, pode ser a sua primeira visita. Assim, você visita a cidade já conhecendo um pouco de sua história.

 

Memorial Rondon é outra visita indispensável. O local apresenta ao público os detalhes da vida do Marechal Rondon, um grande nome na História do Brasil.

 

Ji-Paraná

Localizada na região central do estado, Ji-Paraná é conhecida como “Coração de Rondônia”. Nas confluências dos rios Machado e Urupá, a cidade possui uma ilha em formato que lembra um coração, o que contribui para que ela recebesse esse “apelido”. Nas águas desses rios, os turistas ainda encontram a oferta de várias atividades, como a pesca, nado, esqui aquático e remo.

Para um contato intenso com a natureza virgem, os visitantes podem fechar expedições pela selva, onde a fauna e flora local oferecem uma experiência de beleza ímpar. Esse passeio é um dos mais procurados da cidade e permite contemplar diversas espécies animais em seu habitat natural.

Ouro Preto do Oeste

Localizado a cerca de 330 km da capital, Ouro Preto do Oeste é uma cidade do interior de Rondônia considerada a primeira estância turística do estado. Diversos atrativos justificam o título, como os banhos de cachoeira, as enormes áreas de preservação e a bela paisagem que rodeia a cidade.

Com muito verde e uma bela arquitetura, a Praça da Liberdade é um dos grandes atrativos da cidade. No local, os turistas podem relaxar e contemplar as várias espécies de aves que sobrevoam a praça. A atração também abriga um lago e grandes rochas, que dão um toque especial ao cenário.

 

 

CULINÁRIA

Tacacá

Esta é uma receita que mostra muito bem a mistura de influência do estado. O mix de ingredientes como o camarão, a goma de mandioca e as folhas de jambú, um tipo de erva que deixa os lábios meio dormentes, revela um gosto único e bem exótico, além de saboroso.

Caldeirada

A caldeirada é um prato bem comum em muitas partes da Região Norte do Brasil, graças à abundância dos pescados nesta área. Os peixes mais populares para a caldeirada de Rondônia são o tambaqui e o tucunaré. É uma comida para muitas pessoas e costuma ser bem temperada. É servida acompanhada por um delicioso pirão.

 

Doce de buriti

Outra fruta que é bastante usada na gastronomia rondoniense é o buriti. Apesar de ser empregada na confecção de tipos de produtos, de sabonetes a vermífugos, a fruta é rica em vitaminas e cálcio, o que valoriza ainda mais o seu doce. Buriti (ou muriti, como também é conhecido) é também o nome da palmeira na qual esse fruto nasce.

 

3 CURIOSIDADES SOBRE O ESTADO DE RONDONIA

 Porto Velho é a capital brasileira com maior área — maior até do que países como Bélgica e Israel.

Recebeu o status de Unidade Federativa no início dos anos 1980, passando a se chamar oficialmente Rondônia. O nome é uma homenagem ao sertanista Cândido Rondon.

A população segue diversos tipos de crença, do catolicismo aos cultos afro-brasileiros. Rondônia é, no entanto, ao lado do Acre um dos estados com maior porcentagem de evangélicos do Brasil.

 

 

Gostou do conteúdo de hoje?

Então nos segue nas redes sociais, uai!

Acesse nosso site: www.mulpha.com.br

Fale conosco: (47) 3035-7979 | Cel/WhatsApp (47) 9-9919-1517 | contato@mulpha.com.br

Nos siga nas redes sociais:  facebook.com/mulpha | instagram.com/mulphamarcasepatentes

Caixa Postal: 5002 | CEP: 89012-971 | Blumenau – SC.

 

 

 

 

FONTE DE PESQUISA:

https://medium.com/@eupaulojhonatan/12-curiosidades-sobre-rond%C3%B4nia-a28f45e04c07

https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g303555-Activities-c49-t161-State_of_Rondonia.html

https://www.estadosecapitaisdobrasil.com/rondonia/culinaria-de-rondonia/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rond%C3%B4nia

 

 

 

IMAGENS: GOOGLE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *